Harry Potter e o Prisioneiro de Azkabam:
Título original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Autora: JK Rowling
Tradução: Lia Wyler
Páginas: 348
Ano de publicação - EUA e Inglaterra: 1999
Ano de publicação - Brasil: 2000
Sinopse: No 3º ano de Harry Potter na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, um fato inédito para os bruxos, um prisioneiro fujiu da prisão de Azkaban. Sirius Black, o braço direito de "Você-sabe-quem". Agora ele está indo direto para Hogwarts, se vingar da pessoa responsável pela queda de seu lorde, Harry Potter!
Título: Se diz de um prisioneiro que fujiu da maior prisão dos bruxos, Azkaban, o prisioneiro mencionado é Sirius Black, cujo todos acusam de ser o braço direito de Lord Voldemort.
Curiosidades
- Prisioneiro de Azkaban é o primeiro livro lançado com a pottermania já consolidada. Inicia a fase de transição de Harry, da infância para a adolescência, e apresenta novos personagens, a maioria dos quais teve contato direto com Tiago e Lílian Potter.
- Dos livros lançados até agora, é o único em que Harry não se confronta com Voldemort no final.
- Este é o livro preferido entre os quatro primeiros, segundo os 2.252 leitores que responderam à pesquisa do jornal escocês The Scotsman.
- Um dos protagonistas desta história, Sirius Black, deu uma aparição no primeiro livro, o que pela lógica, podemos que o terceiro livro da série já tinha seu enredo planejado pela a Rowling.
- No Noitibus, Lalau diz que a passagem é 11 sicles, e Harry paga com moedas de ouro, mais sicles são de prata.
- Flint, capitão da sonserina é citado no primeiro livro como: "um aluno do sexto ano", mas no Prisioneiro de Azkaban ele ainda está na escola, sendo que deveria ter concluído a escola um ano anterior.